domingo, 16 de outubro de 2011

Catequese - XXIX Domingo do Tempo Comum


Evangelho comentado pelo Pe Carlo Battistoni
Postado por Jorge Kontovski em 13 outubro 2011 às 20:00

XXIX DOMINGO
Mt 22, 15-21

« Os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar tributo a César?”. Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda. E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?”. Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Daí, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. »


PALAVRA DA SALVAÇÃO - Glória a Vós, Senhor!


Como os anteriores, também o texto que hoje a liturgia nos oferece, está inserido teologicamente dentro de um contexto escatológico. Na última semana de Jesus em Jerusalém (período em que é ambientado o episódio) o Evangelista vê os eventos finais da história, vê as atitudes definitivas do homem e a manifestação progressiva da verdade. 



Na medida em que se aproximam os eventos finais, também se torna mais agudo e evidente o conflito entre a verdade e a mentira, entre Jesus e o maligno. Sempre mais a verdade se mostra por aquilo que é, e o mal se revela por aquilo que é. Na resposta de Jesus aos discípulos dos fariseus e dos herodianos: « Por que me preparais uma armadilha? », encontramos a mesma expressão com a qual o Espírito dá início ao conflito entre o Reino de Deus e o reino do demônio, de fato o verbo “periazw” (preparar uma armadilha) é usado propriamente em relação ao demônio, por exemplo, no episódio das tentações no deserto (Mt 4,1). 


O mesmo verbo é usado também no Antigo Testamento para indicar os inimigos de Deus enquanto preparam uma tocaia o homem amigo de Deus (“o justo”). Porque se usa a imagem da armadilha para indicar o comportamento do demônio? A imagem é evidente: a armadilha é propriamente uma traição, isto é, algo que se mostra de um determinado modo agradável, mas esconde um perigo para a vida. É o «laço do caçador» (Sal 124,7). É característica própria do mal e do maligno mostrar um aspecto das coisas e ocultar o outro. É a meia-verdade, pior do que a mentira. Nunca o mal se apresenta como mal, ao contrário! Desde as primeiras páginas do Gênese a serpente se faz conhecer como “alguém que quer o bem” de Eva e de Adão, o bem do homem. A serpente quer a “emancipação” do homem do poder de Deus, para que ele seja «como Deus». 


A serpente faz isto com uma estratégia muito bem conhecida: a hipocrisia. Esta palavra indica a mascara que os atores gregos usavam para interpretar um personagem; passou, então a significar “o que está escondido atrás daquilo que se vê”. A verdade e a hipocrisia conflitam entre si no mesmo terreno, que é o coração do homem, o lugar onde ele decide “quem” colocar no trono que pertence a Deus.

É nesta ótica que o trecho do Evangelho nos oferece um caminho de reflexão, que nos aprontamos a percorrer para nos perguntar, com Mateus, “quem” colocamos no trono do nosso coração, a “quem” escolhemos servir.

As primeiras palavras do texto nos dão o clímax no qual se verifica a situação: imediatamente, no palco, aparece a não-verdade; fariseus e herodianos, inimigos entre si, estão de acordo (o que era praticamente impossível)! Estão de acordo apenas contra Jesus. Essa é uma típica característica do mal. A quem pergunta como se reconhece a ação do Maligno aqui temos uma resposta clara do mesmo modo que na figura de Adão e Eva: o mal é envolvente, faz com que duas pessoas até inimigas entre si só se unam se for “contra” alguém. Cada uma por interesse próprio. Fariseus e herodianos não tinham a coragem de enfrentar diretamente Jesus; embora ambos tivessem já decidido de matar Jesus, tinham medo da multidão a qual-como nos diz o trecho paralelo de Marcos- “considerava Jesus um profeta” (Mc 12,12). 


A não-verdade não se apresenta, nunca se apresenta como tal, escolhe atalhos, vias transversas; escolhe “discípulos” os quais poderiam, em caso de necessidade, ser dados como culpados de errônea interpretação, de iniciativa pessoal... enfim, o homem mau deseja sempre se sair de mãos limpas, de modo que a culpa recaia sempre sobre outro. Não foi assim com Adão? «A serpente me enganou... A mulher que “você” me deu... »; culpado é sempre outro e, quando não há mais ninguém para culpar, então o culpado é Deus («você me deu...»).

A máscara da mentira se faz forte sempre atrás de uma linguagem lisonjeira; não há meio mais sutil para atrair uma pessoa numa armadilha do que estimular o seu solicitar, o comprazimento de ser bem considerado: «... Sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus» disseram a Jesus. Quantas vezes até um mínimo de orgulho já é o suficiente para cair numa cilada do maligno! 


Contudo, Jesus não procurava o beneplácito e o reconhecimento das pessoas; ora, isto Lhe permitia ver o mundo a partir da ótica do Pai. Essa mesma atitude São Paulo a recomendava aos cristãos da Galácia:«Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo» (Gal 1,10).

Guardar em nosso coração, com zelo e atenção o lugar que pertence a Deus, nos permitirá sempre ver as coisas por aquilo que estas são; nos resguardará sempre das meias-verdades que se insinuam lenta e constantemente.

A armadilha era tão bem preparada que, teoricamente não haveria saída para Jesus. Creio que algumas informações possam ser úteis para compreendermos o fato e a reação de Jesus. Quando Roma conquistava um território exigia um juramento de fidelidade ao Imperador, o sinal era que se oferecesse um sacrifício para ele e que se pagassem os impostos. Fora disto a intervenção romana apenas aconteceria em caso de motim. As moedas de prata ou de ouro eram forjadas exclusivamente em Roma (as de cobre podiam ser forjadas em todo o Império) e traziam a efígie do Imperador; a moeda era o símbolo da extensão das terras que pertenciam ao Império, como sendo uma só coisa. 


Pagar o “tributo” significava, simbolicamente, reconhecer a soberania de Roma sobre as terras. Era bem mais do que uma das várias taxas que serviam para as despesas administrativas. Ora, se Jesus tivesse afirmado que era necessário pagar o tributo estaria contradizendo toda a Escritura, segundo a qual o território de Israel era a herança que Jahvé deixava como propriedade a Israel. E mais, pagar o tributo significaria cometer o mesmo pecado de Davi quando quis fazer o recenseamento (2Sam 24), gesto este que manifestava o desejo de Davi de controlar Israel, fazer-se “dono” de um povo que pertencia exclusivamente a Deus. 


E ainda mais: em todas as “tefillah” (orações) que se rezavam no Templo ou em casa, existia a expressão: “Jahvé é o Senhor de Israel”; legitimar o tributo significaria então, reconhecer que uma autoridade humana pode tomar o lugar que pertence a Deus. Legitimar o pagamento do imposto desagradaria aos fariseus e zelotes e agradaria aos herodianos, os quais tinham benefícios vindos da administração romana.

Por outro lado, se Jesus tivesse proclamado ilegítimo o tributo, estaria no mesmo instante declarando-se líder de uma revolta (como fizera Judas o Galileu em torno do ano 6 dC., o que ocasionou a dura repressão romana), agradando os zelotes e fariseus que esperavam somente um gesto do “Messias” para iniciar mais uma revolta.

Como Jesus se coloca? Realmente nos deixa admirados a perspicácia de Jesus. Em primeiro lugar manifestou a eles mesmos a hipocrisia com a qual agiam: pediu uma moeda e, engaçado, eles tinham no bolso uma moeda! 


Ora, é útil saber que simplesmente tocar uma moeda em cuja face estava escrito “dominus ac deus noster” junto dom a efígie do Imperador (“Nosso senhor e nosso deus”, título que o imperador Domiciano adotou, mas que já se encontra alhures) colocava um judeu em estado de impureza ritual. Era algo realmente repugnante mas... Não é estranho o fato que eles tivessem no bolso uma dessas moedas? Hipocrisia.

A resposta de Jesus atingiu o centro da questão, não tocou fatores marginais como o fato de aceitar ou não um sistema invés que outro. Nenhuma pressuposta “revolução” é capaz de colocar o homem no lugar que lhe cabe, uma revolução somente substitui o sistema, como já vimos pela nossa história. Todo sistema traz em si e cria “estruturas de pecado” (como escrevia João Paulo II – Solicitudo Rei Socialis, 36) quando determina como verdades “atitudes opostas à vontade de Deus e ao bem do próximo”; entre estas primam “a cobiça exclusiva do proveito e a sede de poder, com o propósito de impor aos outros a própria vontade a qualquer custo” (idem, 37). 


Nunca um sistema conseguirá dar ao homem aquilo que ele precisa para ser homem se não levar em consideração valores morais que, em última análise, remontam a Deus. A história nos ensina como a dignidade da pessoa humana começou a ser respeitada à medida que o cristianismo entrou a fazer parte de culturas e nações, fazendo desaparecer a escravidão, o comércio de pessoas, o infanticídio, etc. 


Um Estado que coloque regras que prescindem das de Deus é inevitavelmente destinado a implodir, como a história nos mostra; é isso que vimos acontecer (e acontecendo) com os dois grandes sistemas que o homem inventou para se “emancipar de Deus”: o socialismo e o capitalismo. Permito-me citar quanto disse certa vez numa reunião, um homem do qual tive sempre muita admiração, o Card. Cláudio Hummes: “A revolução Francesa quis substituir a Deus com os ideais laicistas sintetizados nas palavras: Liberdade, Igualdade, Fraternidade (note-se, para não cair em mal-entendido, que o conceito de “fraternidade” da revolução francesa não era o conceito de “fraternidade” cristão). O liberalismo está mostrando os seus lados obscuros como já fez o comunismo. Não será a hora de mostrar o que é a fraternidade cristã?”. 


Deixando assim entender que o próximo passo, a “fraternidade” não cristã, (muito semelhante, em 1789, àquilo que hoje chamamos de “mundo global”) pode ser ainda mais perigoso. Afinal, quem vai controlar tudo? Quem tem nas mãos os critérios para enviar ou não um contingente a fim de findar uma guerra, ou deixá-la correr? Quem decide sobre o que é “vida”? Quando nasce ou termina? Quem decide o que vestir, que moeda usar, quanto vale um produto cotado numa fantômica bolsa que cria pobreza e riqueza num só dia? Todos respondem sempre: é o “sistema”, o “sistema não funciona” e assim por diante...

A proposta de Jesus não é uma “terceira alternativa” a sistemas existentes, como não é uma utópica anarquia. Estruturas mais humanas nascem apenas quando os homens são “mais humanos”. Devolver a Deus o que é de Deus é recordar ao homem que ele é “imagem” deste Deus, do Deus que se faz conhecer objetivamente e publicamente na pessoa, nas decisões, nos atos e nas atitudes de Jesus. Devolver a Deus o que é de Deus é o esforço que a Igreja deve e pode oferecer ao mundo. Para restituir a Deus o que lhe pertence de modo exclusivo: o homem. 


O homem plenamente realizado como Ele o havia imaginado. É também o empenho constante e atento, delicado e forte como qual a Igreja, a comunidade de fé, pode de fato restituir ao homem o sentido da sua existência. A ação da Igreja ultrapassa de um intimismo sentimental que começa e termina dentro da pessoa. Viver a vida de fé numa comunidade de fé, oferecer esta possibilidade a alguém é uma ação caritativa concreta em favor do homem, um profundo ato de amor a esse e a Deus, exatamente o que Jesus fez pois, quando uma pessoa possui a paz dentro do seu coração, quando entende o sentido da sua existência, quando se percebe como amado e capaz de fazer o bem, então é capaz de construir relações alternativas, justas, respeitosas daquela dignidade que a pessoa humana possui. Devolver a Deus o que é de Deus é resgatar o homem do “laço” da meia-verdade, da armadilha existencial que pode deixá-lo mais escravo do que o fato de pagar ou não um tributo.


Um bom domingo a todos,
Pe. Carlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...