sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Verdade Sobre o Ecumenismo - Parte II


Ainda falando sobre o Ecumenismo, onde citei o exemplo dos Anglicanos, ontem mesmo tive uma grande surpresa, em relação às conversões, que resolvi postar aqui também...


Fotos da ordenação diaconal dos ex-bispos Anglicanos


Natural que interrompamos nosso recesso para postar fotos tão impressionantes e históricas: a ordenação diaconal de John Broadhurst, Andrew Burnham e Keith Newton, ex-bispos anglicanos que se uniram à Igreja Católica e constituirão o primeiro Ordinariato Pessoal para ex-anglicanos na Inglaterra, conforme a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus. Os três eram originários de uma ala anglo-católica da Igreja Anglicana “oficial”, ligada a Cantuária, embora o processo de conversão em massa de clérigos anglicanos de linha anglo-católica tenha se dado no seio do chamado “anglicanismo continuante”, que é independente do anglicanismo oficialista.

Os três foram recebidos com suas esposas na Igreja Católica, pela Crisma e profissão de fé, no último dia 1º, em cerimônia na Catedral de Westminster. Hoje, 13 de janeiro, deu-se sua ordenação ao diaconato pelo Bispo Auxiliar de Westminster, Dom Alan Hopes, e para o dia 15, sábado, está marcada a solene ordenação sacerdotal pelas mãos do Arcebispo Dom Vincent Nichols.

A ordenação foi em rito romano em sua forma ordinária, em inglês, mas sabe-se que, no futuro, os Ordinariatos poderão celebrar tanto na forma ordinária do rito romano, em inglês ou latim, quanto na forma extraordinária, em latim, ou mesmo no chamado “uso anglicano do rito romano”, em que se mesclam, com harmonia, elementos do antigo Rito de Sarum pré-Reforma Protestante (contidos no Book of Common Prayer anglicano) e do rito romano.

Eis as fotos:









Promessa de obediência de John Broadhurst – que, enquanto não estiver criado o Ordinariato, está incardinado na Diocese de Roma, diretamente sob a supervisão do Papa, mesmo caso de seus dois outros colegas, que não ficaram nem acéfalos nem clérigos de Westminster.


Promessa de obediência de Andrew Burnham
Promessa de obediência de Keith Newton

Ordenação de John Broadhurst

Ordenação de Andrew Burnham
Ordenação de Keith Newton

Revestidos com a dalmática, paramento próprio dos diáconos.


Fonte das fotos: Flickr

2 comentários:

  1. É um grande prazer honrar o compromisso de SER a geração de católicos fortes e fervorosos que GUARDAM a sagrada e gloriosa tradição da ÚNICA E VERDADEIRA FÉ...CATÓLICA!

    ResponderExcluir
  2. O ecumenismo e o diálogo interreligioso não podem, de modo algum, sobrepujar a divulgação do Evangelho segundo a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...