quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SÉRIE - MITOS LITÚRGICOS COMENTADOS - Mito 1: Eucaristia e Palavra

Autor da Série: Francisco Dockhorn

Revisão teológica: Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen-RS

Publicação original: 11 de Fevereiro de 2009, 151º aniversário das aparições da Santíssima Virgem em Lourdes


Quando eu era criança, tínhamos na creche que eu freqüentava a "hora do conto", onde se contavam estórias sobre lendas infantis, como: chapeuzinho vermelho, lobo mau, branca de neve, sete anões, João e Maria, três porquinhos, Cinderela, Saci-Pererê, etc.

Infelizmente, tenho visto que muitos escritos sobre Liturgia editados no Brasil e muitos cursos de Liturgia ao nosso redor tem se tornado uma "hora do conto", onde se ensina mitos que não correspondem à verdade da doutrina e da disciplina da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Não me refiro, evidentemente, à má intenção de quem promove ou ministra tais cursos, pois isto não cabe a mim julgar. A avaliação que faço aqui é puramente a nível de conteúdo.

Vejo que é freqüente se ensinar mitos como estes:
  • "A Presença de Jesus na Palavra é tão completa como na Eucaristia; 
  • A Eucaristia é para ser comida e não para ser adorada; 
  • A adoração eucarística fora da Missa é ultrapassada; 
  • Na consagração deve-se estar em pé; 
  • A noção da Missa como Sacrifício é ultrapassada; 
  • É mais expressivo no altar a imagem de Jesus Ressuscitado do que de Jesus crucificado; 
  • Quem celebra a Missa não é o Padre, e sim toda a comunidade; 
  • A Igreja pode vir a ordenar mulheres;
  • A Missa é para os fiéis; 
  • Não se assiste à Missa; 
  • Qualquer pessoa pode comungar; 
  • A absolvição comunitária substitui a confissão individual; 
  • É errado comungar na boca e de joelhos; 
  • A comunhão tem que ser em duas espécies; 
  • O Ministério extraordinário da Sagrada Comunhão existe para promover a participação dos leigos; 
  • O cálice e o cibório podem ser de qualquer material; 
  • Os fiéis podem rezar junto a doxologia e a oração da paz; 
  • O sacerdote usar casula é algo ultrapassado; 
  • O Concílio Vaticano II aboliu o latim; 
  • Para participar bem da Missa é preciso entender a língua que o padre celebra; 
  • O canto gregoriano é algo ultrapassado; 
  • Atualmente o padre tem que rezar de frente para os fiéis;
  • O Sacrário no centro é anti-litúrgico; 
  • Não se deve ter imagens dos santos nas igrejas; 
  • Cada comunidade deve ter a Missa do seu jeito; 
  • Pode-se fazer tudo o que o Missal não proíbe; 
  • O padre é autoridade, por isso deve-se obedecê-lo em tudo;
  • Procurar obedecer à leis é farisaísmo; 
  • O que importa é o coração; 
  • A Missa Tridentina é antiquada; 
  • Para celebrar a Missa Tridentina é preciso autorização do Bispo local; 
  • Ir à Missa dominical não é obrigação."

A diferença entre tais idéias e o autêntico pensamento católico é facilmente constatada, confrontando estes mitos aos documentos oficiais da Santa Igreja editados em Roma.

São idéias que, evidentemente, não surgiram ao acaso, mas são fruto direto ou influência de uma teologia litúrgica modernista e incompatível com a autêntica teologia católica. Aqui na América Latina, muitas delas foram historicamente reforçadas pela disseminação de teologias importadas e da chamada "Teologia da Libertação", esta de caráter marxista, que é incompatível com o pensamento da Santa Igreja e faz uma releitura de toda teologia (inclusive da teologia litúrgica), como está expresso em diversos documentos do Sagrado Magistério (ver a "Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação", da Sagrada Congregação para Doutrina da Fé, de 06 de Agosto de 1984).

O objetivo deste artigo é expor abaixo cada um desses mitos litúrgicos citados e os contrapor com a palavra oficial da Santa Igreja. Todas as citações utilizadas sobre disciplina litúrgica, de documentos da Santa Igreja, se aplicam à forma do Rito Romano aprovada pelo Papa Paulo VI (que é atualmente a forma ordinária), com exceção dos mitos 30 e 31, que falam expressamente sobre a Missa Tridentina, que é a forma tradicional e (atualmente) extraordinária do Rito Romano.

São 32 mitos ao todo:

Mito 1: "A Presença de Jesus na Palavra é tão completa como na Eucaristia"


Não é.



Ensina-nos o Sagrado Magistério da Santa Igreja Católica Apostólica Romana que Nosso Senhor Jesus Cristo está presente verdadeiramente e substancialmente no Santíssimo Sacramento do Altar, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, nas aparências do pão e do vinho, como afirma o Catecismo da Igreja Católica (Cat.), nos números 1374-1377.


E por na Hóstia Consagrada Nosso Senhor está presente de maneira substancial, o Papa Paulo VI afirma (Encíclica Mysterium Fidei, n. 40-41, de 1965) a supremacia da Presença Eucarística de Nosso Senhor sobre as demais formas de presença:


"Estas várias maneiras de presença enchem o espírito de assombro e levam-nos a contemplar o Mistério da Igreja. Outra é, contudo, e verdadeiramente sublime, a presença de Cristo na sua Igreja pelo Sacramento da Eucaristia. Por causa dela, é este Sacramento, comparado com os outros, "mais suave para a devoção, mais belo para a inteligência, mais santo pelo que encerra"; contém, de fato, o próprio Cristo e é "como que a perfeição da vida espiritual e o fim de todos os Sacramentos". Esta presença chama-se "real", não por exclusão como se as outras não fossem "reais", mas por antonomásia porque é substancial, quer dizer, por ela está presente, de fato, Cristo completo, Deus e homem."

Também o próprio Concílio Vaticano II, na Constituição Sacrosanctum Concilium (n.7), afirma esta supremacia da Presença Eucarística: "Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente na sua igreja, especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da Missa, quer na pessoa do ministro - «O que se oferece agora pelo ministério sacerdotal é o mesmo que se ofereceu na Cruz» - quer e SOBRETUDO sob as espécies eucarísticas."

Afirmar que a presença de Nosso Senhor na Palavra é tão completa como na Hóstia consagrada significa uma dessas duas coisas: afirmar que Nosso Senhor se transubstancia na Palavra (aí fazemos o que, comemos a Bíblia e o Lecionário?), ou negar a Presença Substancial de Nosso Senhor na Hóstia Consagrada, o que atenta conta o Mistério central da fé católica, pois a Eucaristia é "fonte e ápice da vida cristã" (Lumen Gentium, n.11).
___________________________________


Comentário sobre este mito (07/04):

Para propagar o mito de que "a presença de Jesus na Palavra é tão completa como na Eucaristia", alguns utilizam uma interpretação distorcida a respeito uma frase da Constituição Dei Verbum, do Concílio Vaticano II, que afirma:

"A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor." (Dei Verbum, 21)


Como entender tal frase? O Santo Padre Bento XVI tem dito que o Concílio Vaticano II NÃO pode ser interpretado como uma ruptura com os pronunciamentos anteriores do Sagrado Magistério (pois ele é infalível em definições de fé e moral, como afirma o Cat. n. 2035, e portanto, a doutrina católica NÃO muda); e sim, o Concílio precisa ser interpretado como uma continuidade em relação ao Magistério anterior.


Portanto, é um equívoco afirmar que essa frase do Concilio nega a superioridade da Hóstia Consagrada em relação a Palavra, e que portanto falar da Presença Substancial de Nosso Senhor na Eucaristia seria algo "ultrapassado", "antiquado" e "medieval".



Mas como entender tal frase, afinal? Vamos ao texto original em latim:


"Divinas Scripturas ***sicut et*** ipsum Corpus dominicum semper venerata est Ecclesia."

O termo "sicut et", traduzido por "como" ("como venera o próprio Corpo do Senhor"), é no sentido de "como também", ou seja, um termo inclusivo, mas que NÃO diz respeito necessariamente a insensidade.

Alias, é o mesmo termo utilizado pela oração do Pai-Nosso, quando rezamos: "Et dimitte nobis debita nostra sicut et nos dimittimus debitoribus nostris" ("Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.") E isso NÃO significa, evidentemente, que nós perdoamos com a mesma intensidade que Deus nos perdoa (pelo simples fato de que nós NÃO somos Deus!), mas simplesmente que nós também nos propomos a perdoar, ou seja, "como também" Ele nos perdoa.

Além disso, o próprio Concilio Vaticano II também reconhece a superioridade da Presença de Nosso Senhor na Hóstia Consagrada, quando afirma que Ele está presente "SOBRETUDO sob as espécies eucarísticas." (Lumen Gentium, n. 11) E também as citações que utilizamos acima, do Papa Paulo VI e do Catecismo da Igreja Católica, vão na mesma linha.

Alguns liturgistas, adeptos da teologia liturgica modernista e incompatível com a doutrina católica, conhecem bem o poder das palavras e dos símbolos, e os utilizam para propagar suas idéias, inclusive o mito de que "A Presença de Jesus na Palavra é tão completa como na Eucaristia", o que leva, naturalmente, a negação da Presença Real e Substancial de Nosso Senhor no Hóstia Consagrada.

Por exemplo, alguns liturgistas modernistas podem usar-se dos seguintes artifícios:

1. Instrumentalizar o termo "altar da Palavra" para referir-se ao ambão, com o objetivo de "nivelar" a Palavra e a Eucaristia (embora, evidentemente, nem todos os que utilizem este termo necessariamente sejam modernistas).

Ora, altar é onde é oferecido o Sacríficio, e o Santo Sacrifício de Nosso Senhor é oferecido no altar onde é celebrada a Santa Missa...


2. Propagar o costume da construção de altares pequenos, quadrados; para que o altar (nem em tamanho) não tenha mais destaque que o ambão. Aliás, os altares católicos tradicionais são retangulares, não quadrados...

É preciso esclarecer, porém, que NÃO consideramos os altares menores (quadrados) maus em si mesmo, pois há também a questão do tamanho do local e da estética.


3. Utilizar, na construção das igrejas, uma disposição em que o ambão fica em frente do altar, também para "nivelar" ambos (ao invés de o ambão ser colocada ao lado do altar).


É preciso esclarecer, porém, que NÃO nos opomos, em si mesmo, a disposição litúrgica em que o ambão fica em frente do altar, já que ela foi bastante tradicional na Igreja no primeiro milênio (e ela guarda um bonito significado de a leitura ser feita voltada para a parede absidal, direção onde também fica a cadeira do celebrante, que é quem primeiro precisa escutar a Palavra de Deus); é preciso frizar, também, que na Igreja Primitiva, durante a oração Eucarística, todos (sacerdotes e fiéis) se voltavam para a mesma direção (o Oriente), como fala o Cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, no seu livro "Introdução ao Espírito da Liturgia".

O que nos opomos é a instrumentalização desta disposição (ambão de frente para o altar) para propagar a teologia litúrgica modernista, "nivelando" altar e ambão; aliás, esta disposição dificulta a celebração da Missa em Versus Deum ("voltados para Deus", com os sacerdote e fieis voltados para a mesma direção, como recomenda o Papa no seu livro "Introdução ao Espírito da Liturgia"). Na realidade, é possível celebrar em Versus Deum com o altar próximo do centro e o ambão em frente a ele, se o sacerdote celebra voltado para a parede absidal em direção ao crucifixo (e ao Sacrário, se houver); porém, esta disposição dificulta que todos os fiéis se voltem para a mesma direção, pois nela, os bancos geralmente ficam dos lados, e os fiéis de frente uns para os outros (e hoje, infelizmente, NÃO há a cultura de todos se voltarem para a mesma direção, como havia na Igreja Primitiva).


4. Abominar que hajam castiçais sobre o altar, e colocá-los distantes demais do altar (como se os castiçais estivessem iluminando meramente "o ambiente", e não carregando de esplendor o altar, especificamente), e por vezes deixar um único castiçal próximo ao...ambão! Isso, evidentemente, descaracteriza o altar.


Em tempo: os castiçais não precisam estar necessariamente sobre o altar, mas podem estar próximo a ele, como afirma a Instrução Geral do Missal Romano (n. 117). Há uma vantagem em que os castiçais não estejam sobre o altar, que é o fato de deixar o altar somente para o oferecimento do Santo Sacrifício, já que altar não é mesa; aliás, tradicionalmente na Missa Tridentina (a forma tradicinal do Rito Romano), os castiçais normalmente NÃO ficam sobre o altar propriamente dito, mas juntamente com os arranjos de flores sobre o retábulo, que fica entre o altar e a parede.

Porém, é preciso levar em contas também a questão estética e do esplendor do próprio altar (e isso depende do tamanho do presbitério, do altar e outas questões estéticas), e não nos parece que seja o caso rechaçar totalmente que os castiçais estejam sobre o altar, aliás, nas próprias Missas celebradas pelo Santo Padre Bento XVI em Roma, os castiçais ficam sobre o altar.


5. Rechaçar o costume tradicional de decorar o altar com belos arranjos de flores, que são um dos elementos que o enchem de esplendor.
Nas aparições da Santíssima Virgem em Fátima (Portugal, 1917), oficialmente reconhecidas pela Santa Igreja, quando o Anjo apareceu para as crianças, antes da Virgem aparecer, ele trazia consigo uma Hóstia Consagrada. Prostrando-se por terra, ensinou a elas a seguinte oração:

"Meu Deus: eu creio, adoro, espero-vos e amo-vos. Peço-vos perdão por aqueles que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam."

Que pela intercessão da Santíssima Virgem e dos santos anjos, nós façamos parte daqueles que reconhecem a Presença Real e Substancial do Deus-Amor Sacramentado, na Hóstia Consagrada!




CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...