terça-feira, 29 de maio de 2012

Tatuagens e Piercings


Monsenhor José Luiz Villac 


Pergunta — Tatuagens: Gostaria de ver esta pergunta respondida de maneira a que todos, e não apenas os “cultos e estudiosos clérigos”, possam entender! Quero saber de maneira catequética, para que, quando abordada sobre o assunto pelas minhas crianças da catequese, eu possa responder de maneira clara e com base na religião, e não este emaranhado de palavras que dá uma volta que — pelo amor de Deus! — ainda não responde com a clareza que a pergunta pede. Já entendi que não é permitido, mas quero uma resposta mais clara.



Resposta — A pergunta é interessante — e até faz sorrir! — pela simplicidade com a qual esta zelosa catequista quer formar suas crianças nos bons princípios da doutrina Católica. Digo sorrir com benevolência porque está longe de mim, desmerecer tão sadios e louváveis propósitos. 

Digo sorrir também porque a pergunta me obriga a dar a razão mais profunda pela qual se deve combater a moda tão espalhada das tatuagens. E foi também pelo receio de ir às raízes mais profundas do problema, ao dar uma resposta só compreensível pelos “cultos e estudiosos clérigos”, que, em artigos anteriores, procurei ficar nas razões mais superficiais da questão.

Mas a pergunta da consulente indica que há um público que quer precisamente que se vá à razão mais profunda da condenação, em nome da visão Católica, desse mal que se espalha com incrível velocidade.

E a razão profunda é que as tatuagens constituem, em muitíssimos casos, no mundo de nossos dias, um pecado contra a virtude da sabedoria!

Primeiro para os “cultos e estudiosos”...

Com este início de resposta, a distinta consulente dirá: “Lá vem uma explicação só compreensível pelos ‘cultos e estudiosos’”...

Bem, é realmente preciso começar por satisfazer a estes, mas estou certo de que a consulente tem formação cultural suficiente para entender o que será dito. 

Depois oferecerei algumas indicações para uma explicação que ela possa transmitir às suas crianças. Aliás, é o que faz a Igreja, ao colocar no Catecismo de Primeira Comunhão nada mais nada menos que o mistério da Santíssima Trindade! 

E, à guisa de explicação complementar, a catequista conta a história de Santo Agostinho passeando na praia e querendo entender o mistério da Santíssima Trindade. Nesse momento, ele vê um menino que queria transferir com uma conchinha toda a água do mar para um buraquinho que fizera na areia. 

Quando Santo Agostinho lhe advertiu que isso era impossível, o menino, que era um anjo enviado por Deus, respondeu: “É mais fácil eu transferir toda a água do mar para este buraquinho do que o mistério da Santíssima Trindade caber na sua cabeça!”.

Mas nosso problema de hoje não chega a tanto. Tentemos explicá-lo.

Sabedoria prepara a alma para a visão de Deus

A virtude da sabedoria no homem é uma participação da própria sabedoria de Deus. 

Essa participação é ainda mais alta quando a alma, além da virtude da sabedoria adquire o dom da sabedoria, isto é, quando a alma recebe os sete dons do Espírito Santo — dos quais o primeiro é precisamente o dom da sabedoria — que são concedidos aos homens especificadamente no sacramento da Confirmação.

Segundo Santo Tomás, a virtude da sabedoria se refere aos meios pelos quais o homem se torna bem-aventurado, e por isso constitui desde já “um certo começo da perfeita bem-aventurança, que consiste na contemplação da verdade”, sendo Deus o objeto supremo dessa contemplação (cfr. Suma Teológica, I-II questão 57, resposta à segunda objeção). 

Para uso dos entendidos, cito em latim: “quaedam inchoatio perfectae beatitudinis, quae in contemplatione veri consistit”.

Em outras palavras, a virtude da sabedoria — ademais se enriquecida pelo dom da sabedoria — prepara o homem nesta Terra para a contemplação de Deus por toda a eternidade.

Nesse maravilhoso vitral da Doutrina Católica, alguns entretanto atiram pedras e o estilhaçam: uma dessas pedras é atirada por quem pratica uma tatuagem no próprio corpo! — Expliquemos.

Tatuagem desabilita o homem para a visão de Deus

A tatuagem afronta a virtude da sabedoria. — Por quê?

Tal como é praticada por muitos em nossos dias, a tatuagem carrega consigo uma afirmação de liberação pessoal de toda regra, de toda compostura, de toda limpeza (de alma e de corpo), de toda beleza, de toda ordem, de toda lei. 

É uma insurgência contra toda autoridade e, portanto, contra a autoridade do próprio Deus. 

Mas quem se insurge contra Deus, acaba servindo a outro senhor. Posto que Deus é o Senhor da Luz, esse outro senhor é o Senhor das trevas.

E aqui chegamos ao fundo do problema: quem pratica uma tatuagem, ainda que de início não o perceba claramente, acaba servindo a esse outro senhor. 

E na medida em que se compraz, mais ou menos conscientemente, com esse procedimento, vai ficando com a alma cada vez mais presa ao poder das trevas. 

E, no fim do processo, acaba por trocar Deus pelo demônio! É o que muitos dos desenhos escolhidos para tatuagem deixam ver claramente.

Assim, enquanto a virtude da sabedoria busca a Deus como objeto supremo de sua contemplação, o uso das tatuagens é de molde a desabilitar o homem para a contemplação de Deus. O resultado último de quem faz uma tatuagem é manifestar, ainda que não conscientemente, sua conformidade com o Senhor das trevas!

— Ficou claro?

Tatuagens, um itinerário funesto: da flor de lis ao anarquismo; da boa intenção ao satanismo

Como explicar isso às Crianças

Supondo que a explicação acima esteja compreensível, resta saber como explicar isso para mentalidades infantis. 

Como se sabe, a vidente Lúcia de Fátima foi levada por sua mãe à presença do Vigário, com a intenção que ela desmentisse diante da autoridade paroquial as visões de Nossa Senhora que dizia estar tendo. 

Tudo inútil. Mas no fim da entrevista, o Vigário aventou a hipótese de que fossem artes do demônio. Esta hipótese produziu um efeito devastador que as considerações anteriores não tinham conseguido. 

Lúcia tomou a decisão de não voltar mais à Cova da Iria, onde se realizavam as aparições. 

Tal resolução, por sua vez, provocou um desconserto nos dois outros videntes, Jacinta e Francisco. 

Com seu bom senso infantil, Jacinta ponderou: “Não é o demônio, não! Dizem que o demônio é feio, e aquela Senhora é tão bonita!” 

— Este argumento certamente produziu um efeito exorcístico na alma de Lúcia, pois no dia da aparição seguinte, retratando-se de sua resolução anterior, passou pela casa dos primos para levá-los ao encontro com Nossa Senhora.

O demônio é feio, como feias são, em grande parte dos casos, as tatuagens. Talvez a dedicada catequista que nos consulta possa dizer às suas crianças: “Fazer tatuagem é uma coisa feia. Deus não gosta de feiúra. Feiúra é coisa do demônio, que quer levar as almas para o inferno!”.

As mães, que levam seus filhos e filhas para passear, têm um dom todo especial de explicar as verdades mais complexas em termos simples para suas crianças. 

Fazem-no com uma rapidez, eficácia e simplicidade que tive mais de uma vez ocasião de admirar. E assim vão instruindo-as nas verdades mais complexas da vida. 

Expus à consulente, em termos eruditos, mais próprios a adultos, o fundo da questão das tatuagens. Que as mães usem o dom que Deus lhes concedeu para traduzir esses ensinamentos em linguagem apropriada ao nível de desenvolvimento mental de seus filhos. Os “cultos e estudiosos clérigos” aprenderão com elas...


Piercing e Tatuagem - D. Estevão Bettencourt, OSB


Muitos leitores têm-nos interrogado a respeito dos chamados piercings, de tatuagem e outros sinais impressos no corpo de certos jovens. A moda tem-se alastrado, deixando os pais perplexos ao verem os filhos enveredar por tais caminhos.

Fale primeiramente a medicina a tal propósito:

Os agentes da saúde chamam a atenção para o perigo de transmitirem por tal via doenças graves como as hepatites e até mesmo a AIDS. Isto acontece porque freqüentemente os que realizam o piercing, a tatuagem ou a automutilação do corpo não tomam as necessárias cautelas higiênicas: verifica-se que um adolescente sobre cinco é assim contagiado, ao passo que as adolescentes são duas vezes mais afetadas. 

Os piercings costumam ser fixados em partes do corpo muito impróprias, a saber: na língua ou nos órgãos genitais. Seis ou sete anéis fixados através do pavilhão da orelha podem acarretar necrose da cartilagem.

Outra moda, ligada à anterior, é a dependência em relação à televisão; há quem se sinta dominado pelo constante desejo de assistir à televisão, sofrendo certas conseqüências de um vício que aliena ou equivale a uma "quase droga".

O adolescente acaba por viver num mundo paralelo ao real e vir a sofrer gravíssimos distúrbios psiquiátricos.

Do ponto de vista ético, a prática dos piercings e afins só pode ser rejeitada, pois contribui para afetar negativamente o corpo e a saúde dos usuários. 

A lei de Deus manda preservar a vida. Talvez alguém veja nessas modas a maneira de se proclamar membro de alguma facção ou discípulo de um grande Mestre. 

- Em resposta diremos: o fim não justifica os meios. 

A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos inconsistentes.

Aos pais compete incutir aos filhos uma escala de valores tal que lhes permita aspirar acima de modismos e ondas do momento, que prejudicam o autêntico desenvolvimento físico e moral dos adolescentes.

A Revista Época, (n. 567 , 30 março 2009, pg. 104/105) trouxe uma longa matéria sobre a tatuagem mostrando os seus perigos.

As pessoas se cansam da tatuagem com a mudança de idade e de vida. A tatuagem da moda enjoa rápido; especialmente o nome da namorada, quando o namoro termina. Nos EUA a Academia de Dermatologia calcula que 70% dos tatuados se arrependem uma década depois.

A Revista afirma que o tratamento para retirar a tatuagem é doloroso e caro, a laser. "Era como se uma agulha fervendo tocasse minhas costas" (Lenita Frare). Para apagar a tatuagem terá de passar por cinco sessões de laser de cinco minutos ao longo de seis meses no mínimo com intervalos de 30 dias entre a sessões. Durante o tratamento Lenita não poderá tomar sol e deverá usar pomadas anti-inflamatórias.

Diz a matéria que o empresário Luiz Felipe Carvalho, de 24 anos deve gastar R$10.000,00 para se livrar da tatuagem.

"As pessoas que querem trocar de tatuagem, não apenas apagar," diz o dermatologista Cláudio Roncatti, um dos diretores da Sociedade Brasileira de Laser. O número de seus pacientes vem crescendo com a demanda crescente de arrependidos.

"Uma sessão de laser custa R$300,00; algumas tatuagens demandam dois anos de sessões, uma por mês. "Na maioria dos casos fica um borrão no lugar da tatuagem", diz o dermatologista Alexandre Fillipo. Ele atende 30 pessoas por mês que querem "apagar a tatuagem".

Por todas essas razões a tatuagem e o piercing devem ser evitados.

Fontes: Revista Catolicismo
               Revista Pergunte e Responderemos
              Prof. Felipe Aquino

Um comentário:

  1. AS MULTI FACES DO NEO ATEÍSMO: MARXISMO CULTURAL, RELATIVISMOS, BBBs, SATANISMO E ANEXOS

    Os locais em que se concentram essas bandas e roqueiros muito doidões tatuados e (ou) em uso de roupas com mensagens subliminares satanistas, bailes e desfiles carnavalescos lascivos, axés, festinhas funks ou shows como de Lady Gaga, Iron Maiden, festas ocultistas estilo halloweens ou de semelhantes esquemas são explícitas perversões e cultos ao esoterismo.

    Idem, as sexo-novelas, filmes e vídeos pornôs, assim como assistir e subsidiar os BBBs da vida, iguais a streap-tease em boites ou montagem de filmes imorais em público, etc., os mais diversos estilos, ritmos e tendências, uma parafernália de som e agito totais, se embalando à base de álcool, drogas, sexo e todo tipo de perversão e alienação possíveis nos locais.

    De fato, esses estratagemas fazem parte de um plano satânico da Nova Era - NWO - e há constantes denúncias de coligações com partidos socialistas/comunistas, a esquerdista TL e sociedades secretas para desagregar as pessoas por meio de promiscuidades gerais, desfamiliarizando-as em especial, alienando e destruindo todas as referências ético-moral-cristãs da Igreja católica.

    Disto pois redundarão pelas divisões entre si no engajamento de cada uma em determinado movimento reivindicatório - luta de classes - atiçando sempre a competição, a cobiça e a inveja, subvertendo-as e impondo à adoção do aborto, uniões gays e glbts, eugenia, pedofilia, indistinção sexual etc., situações desagregantes condutoras à violência e facilitará futura dominação de um povo desintegrado, amoral, e que será mais facilmente subjugado por um Estado socialista totalitário, opressor, materialista e ateu, uma patrulha ideológica social - são a síntese dos antecipados e soturnos projetos da NWO. Em suma, dividir e apresar.

    Aliás, quem participa dos eventos acima favorece a mais a injustiça, por cooperar financeiramente para ingressar ou assistir às depravações, incentivando novas apresentações; além do mais, as bandas de roqueiros alucinados ou individuais apresentadoras de shows, bailes etc., são todos asseclas de Satanás, provando-o por meio de muitas letras de músicas lascivas ou apologistas ao diabo - rock satânico, que possui ritmo "beat", da Wicca, excitante sexual - e mais: vícios e comportamentos gerais e algumas tatuagens e piercings específicas que configuram seus seguidores, como: escorpiões, cobras, lagartos, chifres, etc.

    Concluindo: tais situações sob as diversas modalidades demonstram serem todos os participantes desses shows e locais de "PONTOS DE ENCONTRO E COMPARTILHAMENTO COM O DIABO E COM SEUS COMPARSAS NEO ATEÍSTAS"

    Enquadrar-se no acima é antecipadamente formalizar desde já parceria com o diabo para a eternidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...