segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Advento e Evangelização


Estamos no tempo litúrgico do Advento, que é um tempo de vigilância e de espera, para atualizarmos em nossa história Aquele que veio, virá e vem: Jesus Cristo, o Senhor! Veio a primeira vez na fragilidade; virá uma segunda vez na glória, mas a cada dia podemos encontrá-Lo em cada irmão ou irmã. É o Mistério da Encarnação, que agora nos preparamos para celebrar!

É nesse tempo que a Igreja Católica do Brasil desenvolve a sua Campanha para a Evangelização, como um tempo de despertar-nos e nos alimentar com a consciência missionária e o compromisso evangelizador.

Iniciamos essa campanha no Domingo de Cristo Rei, e ela se estende até o 3º Domingo do Advento, domingo da Alegria (Gaudete), quando teremos a Coleta Nacional pela Evangelização.

O Advento ajuda-nos, assim, a aprofundar a nossa responsabilidade evangelizadora, que é tão necessária na Igreja, sendo que cada um de nós é responsável pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo aos irmãos e irmãs.

Talvez seja essa uma das maiores lacunas que temos em nossa caminhada eclesial: a consciência missionária e evangelizadora. 

Sermos permanentemente missionários, em todas as circunstâncias e ambientes. Não podemos colocar apenas na responsabilidade de alguns o trabalho das missões; somos nós, todos os batizados, os responsáveis e animadores para que, em nossas comunidades e na sociedade, a Palavra de Deus seja a luz no caminho de tantas pessoas que estão ao nosso redor.

É claro, também, que essa tarefa tem uma dimensão universal, como é o significado de nossa catolicidade, e não se resume apenas ao trabalho local; mas é em nossas comunidades que vivemos e onde iniciamos essa missão.

A Campanha para a Evangelização deste ano tem como tema: “Eu vi e dou testemunho: Ele é o Filho de Deus” (Jo 1, 34), que, como sabemos, está inspirado no contexto destes tempos de nova evangelização, Ano da Fé e caminhada para a Jornada Mundial da Juventude. 

Para nós, esse tema e momento nos ajudam ao entusiasmo em nossa caminhada arquidiocesana, inspirados em nosso Plano de Pastoral de Conjunto e também nos textos da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, realizada em Aparecida, no Estado de São Paulo, de 1º a 31 de maio de 2007, quando esteve entre nós o Papa Bento XVI. 

Agora que nos preparamos novamente para acolhê-lo, na Jornada Mundial da Juventude, esse tema nos une ao lema da JMJ Rio 2013: 

“Ide e fazei discípulos entre as nações” (Mt 28,29). 

Somos Discípulos Missionários e, com isso, entendemos que, cada um de nós, ao fazer uma verdadeira experiência do seguimento de Cristo em sua vida é, ao mesmo tempo, com certeza, um animado apóstolo! “Quem encontrou Jesus Cristo e se deixou cativar por Ele não pode deixar de comunicar isso também aos outros”!

O anúncio do Advento é que estamos nos preparando para o grande presente que Deus enviou ao mundo: Seu filho Jesus! Ao acolher esse grande dom, não podemos ficar sem uma resposta generosa. Aquele que veio na plenitude dos tempos e virá no final dos tempos é o mesmo que vem para habitar em nossas vidas e na sociedade.

A Campanha para a Evangelização dá-nos essa possibilidade: a nossa resposta aos presentes que recebemos de Deus. E uma maneira de vivermos intensamente a missão evangelizadora será a partilha que faremos, no próximo final de semana – 3º domingo do Advento –, com a Coleta para a Evangelização.

A Coleta para a Evangelização é realizada em todas as comunidades, capelas, igrejas, locais de culto, celebrações da Igreja Católica no Brasil, e destina-se a ajudar na missão evangelizadora da Igreja.

Todos nós sustentamos a missão eclesial, seja com a nossa participação missionária, seja com a nossa ajuda financeira. Todas as coletas do próximo final de semana são destinadas a isso. Esses recursos serão repartidos para os Regionais da CNBB, para a CNBB Nacional e para as Dioceses. Em nossas Arquidioceses, a parte que fica para nós é entregue à Coordenação de Pastoral, para o sustentamento dos trabalhos de implantação do Plano de Pastoral e outras situações de necessidade.

A nossa Igreja ainda depende muito da ajuda de outros irmãos e irmãs e há vários países que nos ajudam nas construções de Igrejas, nos trabalhos sociais, na aquisição de veículos e também na organização pastoral. Sentimos a necessidade de dar um passo no país, quando bastaria o mínimo de ajuda de cada católico na coleta para a evangelização e teríamos o necessário para a missão da Igreja durante um ano. Precisamos, cada vez mais, fazer a experiência da partilha entre nós e em nossas comunidades.

Todos podem acessar os textos, cartazes, spots e demais materiais da Campanha da Evangelização deste ano pelo site da CNBB.

Eis um grande desafio para todos nós: a nossa autossustentação e a partilha com outras comunidades que necessitam melhorar ainda mais a missão evangelizadora. “Com nossa doação generosa ajudaremos nossa Igreja Católica a evangelizar mais e melhor”.


Dom Orani João Tempesta, O. Cist. Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...