sexta-feira, 23 de novembro de 2012

São Leonardo de Porto Maurício - 26 de Novembro



Imortal tornou-se o nome deste franciscano, missionário da Itália, que por espaço de 44 anos pregou 326 missões em 84 dioceses, apresentando-se assim como instrumento escolhido da Providência Divina, para a salvação de muitas almas. 

O resultado estupendo que lhe coroava os trabalhos de missionário, tem sua explicação na grande santidade deste humilde filho do Patriarca de Assis. São Leonardo de Porto Maurício é uma figura extraordinária, entre os grandes pregadores de penitência e, dos missionários que Deus tem dado à Igreja, é ele um dos maiores. O grande orador sacro Barberini, homem de muita experiência e virtude, disse no relatório ao Papa Clemente XII, em referência à pregação de Leonardo, que nunca ouvira um pregador mais eloquente e zeloso, orador algum que, como ele, tanto o impressionasse.  

Bento XIV assistiu a diversas missões dirigidas por Leonardo, para ouvir-lhe as práticas. Nos lugares onde pregava, um dos cuidados do missionário era implantar na alma do povo, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e da Sagrada Paixão de Nosso Senhor, a adoração perpétua do Santíssimo Sacramento e o culto de Nossa Senhora. Um dos mais ardentes desejos seus era ver proclamado o dogma da Imaculada Conceição. 


Grande pregador, era também modelo perfeito das virtudes, que procurava implantar nos corações dos ouvintes. Possuidor do espírito de São Francisco, era Leonardo, como seu pai espiritual, amigo apaixonado da pobreza. 


Andando sempre descalço, não usava hábito que não tivesse já servido a outros Irmãos da Ordem e bastante gasto. 

Presentes, que em quantidade lhe eram oferecidos, por ocasião das missões, Leonardo os rejeitava, preferindo viver pobre, como o Divino Mestre viveu e morreu. 

Hemoptises freqüentes e fortes obrigaram-no a interromper pelo espaço de cinco anos a sua atividade de missionário pregador. 

Restabelecido, em 1707, subiu novamente ao púlpito e durante 44 anos não mais preciso foi tomar maior descanso. 

Nestes tempos desenvolveu uma atividade maravilhosa na Itália, principalmente na Toscana. O amor de Deus tinha deitado raízes fortíssimas na alma do santo missionário, que costumava dizer: " Mesmo se tivesse toda a certeza de parar no inferno, de todo coração amaria a meu Deus". Ou: "Feliz me consideraria, se com meu sangue pudesse evitar um só pecado mortal, que tanto desgosto causa a Deus e tão gravemente o ofende". 

Para ter diante de si a lembrança da Sagrada Paixão de Nosso Senhor, fazia todos os dias o exercício da via sacra, e levava sobre o peito uma cruz guarnecida de cinco pontas de ferro. Nas sextas-feiras, mastigava vermuto ou outras ervas amargas, para acompanhar o divino Mestre, a quem foram dados fel e vinagre a beber. 

Devotíssimo de Maria Santíssima, saudava a divina Mãe, todas as vezes que ouvia bater horas. Os sábados e as vésperas de festas marianas eram-lhe dias de jejum. Missão não terminava, sem recomendar aos ouvintes a devoção a Nossa Senhora como o melhor antídoto contra o pecado mortal. 

Considerando o Santíssimo Sacramento como o sol do cristianismo, a alma da fé, o ponto central da religião cristã, Leonardo era adorador devotíssimo deste grande mistério, e com o maior recolhimento celebrava a santa Missa, preparando-se para a celebração pela confissão diária. 

Amigo de Deus e trabalhador dedicadíssimo pelos interesses de Jesus, grande amor dedicava também ao próximo. 

Esta caridade teve sua máxima expressão e exemplificação no confessionário. 

Os pecadores encontravam nele um bom pai e caridoso médico. Admirável era-lhe a dedicação no confessionário, durante as missões. 

Foi observado que permanecia no tribunal da penitência durante 30 horas, sem tomar alimento e sem se permitir um descanso. Todos os sacrifícios, todas as fadigas as oferecia pelas almas do purgatório. 

Admirável expressão de São Lourenço é a seguinte: "De boa vontade ficaria na entrada do inferno, suportando os maiores tormentos, se com meu corpo pudesse obstruir a passagem e impossibilitar que lá alguém entrasse". 

Verdadeiro santo, era Leonardo amigo da Penitência. O tempo lhe era precioso demais, para perdê-lo com conversações inúteis. Só o serviço de Deus e o interesse pelas almas podiam-no levar a sair da cela. Durante as missões o soalho lhe servia de leito, e o corpo, macerado pelo jejum, e pelas mortificações, trazia sinais inequívocos de cruéis flagelações. 

Quando estudante, era modelo para os condiscípulos, e os mestres tinham-lhe grande estima, comparando-o com São Luís Gonzaga. Nunca abandonou os princípios austeros, adquiridos na mocidade, defensores e conservadores da santa pureza. 

" Quando um religioso , precisa falar com uma pessoa de outro sexo, deve ter o cuidado de quem tem que se haver com um empesteado. Não podendo evitar o contato com tais doentes, leve consigo cheiros fortes para evitar o contágio. O religioso, enquanto precisa falar com uma mulher, deve usar o incenso dos bons pensamentos, para não por em perigo a própria alma", dizia. 

Era visível a graça e proteção divina, que o acompanhavam nas missões. 

Como fossem numerosíssimas as conversões, não faltavam exemplos a mostrar como Deus castigava os desprezadores dos salutares avisos divinos. 

Em todas as emergências conservava São Leonardo a conformidade e uma profunda humildade. "Tudo para Deus, nada para mim", era sua divisa. 

Leonardo morreu no ano de 1751 em Roma, no Convento de São Boaventura. 

Pio VI, que o conhecera em vida, conferiu-lhe o título de Bem-Aventurado. 

Pio IX inseriu-lhe o nome no catálogo dos Santos da Igreja e Pio XI deu-o por padroeiro aos missionários. 


Reflexões

Um dos maiores missionários que a Igreja possuiu, São Leonardo de Porto Maurício, senhor de uma eloquência arrebatadora e que sacudia impiedosamente as consciências dos ouvintes, não se cansava de aconselhar aos cristãos que observassem os Mandamentos da lei de Deus. 

Da observância da Lei de Deus depende a vida. Muitos se iludem pensando que, levando ao pescoço uma medalha ou um escapulário, tendo o nome inscrito em uma irmandade, a salvação é a coisa mais garantida, embora se permitam as maiores liberdades no desprezo da Lei de Deus. Que engano, que ilusão! 

A lei de Deus não conhece e não admite exceção. E como Deus ordena que a Igreja seja ouvida e obedecida, as leis da Igreja nos obrigam da mesma forma que as do Decálogo. Grava bem fundo em teu coração esta verdade e lembra-te da palavra de Nosso Senhor, que diz: "Se queres entrar na vida, observa os mandamentos" (Mt 19), como da afirmação do salmista: "Malditos aqueles que se desviam dos vossos mandamentos". (S. 118)









www.paginaoriente.com


* * * * * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...