segunda-feira, 28 de junho de 2010

O que é a Missa ?


A fé apostólica confessa que a Missa, o culto surpemo da Igreja a Deus, é a renovação do sacrifício do calvário de modo incruento no altar.

No entanto para uma melhor compreensão do que seja a santa missa é preciso entender o contexto da paixão de Nosso Senhor.

1 - A rejeição de Jesus

No evangelho de São João os judeus (que rejeitam Cristo) representam toda a humanidade que se fecha a oferta salvadora de Deus em Jesus.O que estava em jogo na ação de Jesus era o advento de Deus no mundo- a rejeição de Cristo significou que os homens preferiram permanecer
       presos aos poderes deste mundo. Lucas diz que “Vós o matastes – Deus porém o Ressuscitou”: assim o assassinato de Jesus no madeiro é uma ação dos seres humanos que se fecham a Deus – essa é a causa histórica de sua morte.

2 - O processo condenatório de Jesus:

É duplo:
- Político: motivado pela acusação de que Cristo desejava se tornar rei (em oposição ao César Romano)- acusação mentirosa mas embasada nos anseios populares a respeito do messias.
- Religioso: motivado pela pretensão divina de Jesus que com sua ação e pregação reinterpreta o sentido da lei e dos profetas (o que só Deus poderia fazer ) autoidentificando-se como Filho de Deus ,autor de uma nova aliança superior a antiga. 
3 - O sentido da Morte de Jesus

A pergunta que se impõe é : Deus quis que o Filho sofresse uma morte cruel para redimir os homens ?

Sua morte não foi fruto de um puro acidente histórico ; isso porém não significa que seus executores foram agentes cegos do plano divino.Deus permitiu os atos humanos para realizar seu projeto.Cristo inclui sua morte , infligida pelos homens , no seu infinito amor ao Pai e aos homens , de modo que a cruz que era sinal do extremo afastamento dos homens em relação a Deus (pois mataram o Senhor) se tornou causa de reconciliação

Sua morte é sacrifical pois é autodoação do Filho ao Pai, realizando no tempo , através da violência crudelíssima da crucificação , a resposta ao amor que o Pai dedica ao Filho desde toda a eternidade – portanto na cruz se revela de certo modo a vida intratrintária , ou seja a relação do Pai e do Filho no Espírito: o calvário é um evento trinitário presentificado na história.O pai converteu a oferta do Filho em expiação dos pecados , em razão dela ter sido uma oferta obediencial , restauradora da desobediência dos homens.

É na cruz do calvário que se fundará o culto cristão- Ele , O Filho prestou ao Pai o culto perfeito , ele é o cordeiro sem mácula , por sua obediência até a morte ignominiosa.Por isso o culto da Igreja a Deus (a santa missa) é a renovação do sacrifício do Filho; pois esse é o único culto aceitável , o único culto que glorifica a Deus perfeitamente : qualquer outro culto é incapaz de satifazer a Deus

Este sacrifício tem dois aspectos :

- Terrestre :Se consuma no calvário

- Celeste : Corresponde a apresentação eterna de Deus Filho crucificado ao Pai como intercessor dos homens no santuário celeste como Sumo Sacerdote.A missa presentifica o aspecto celeste do sacrifício de Cristo já que nela não há derramamento de sangue como no calvário(sendo um sacrifício incruento) .

Jesus entrou no céu a fim de comparecer diante da face de Deus a nosso favor ; no céu Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio – ele é o centro e o ator principal da ele é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai nos céus.(Ap 4).

A missa é a manifestação no tempo dos homens daquela apresentação que Jesus faz permanentemente de si ao Pai no santuário celestial intercedendo por nossa salvação apresentando seus méritos.

Por isso se diz que na Crus Cristo obteve nossa salvação mas não a aplicou , na missa ele nada obtém (por que já morreu na cruz ) mas tudo aplica , pois nela o Padre agindo em nome de Cristo cabeça apresenta ao Pai o cordeiro imolado no calvário de modo incruento.

Portanto a missa é a presentificação da liturgia celestial que consiste no culto que o Filho imolado presta ao Pai no céu oferecendo-se eternamente com seu corpo sangue alma e divindade pela redenção do gênero humano.

A missa é o céu na terra. 


Por que você não sabia disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...